Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Chernobyl

por Grupo4, em 13.03.10

Chernobyl é uma cidade no norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Bielorrússia. O nome desta localidade significa “Grama Negra”. Em 26 de Abril de 1986 ocorreu um acidente nuclear na central, construída na década de 70, que se situava a cerca de 20 km da cidade de Chernobyl. Durante este acidente ocorreu uma explosão de um reactor que provocou a libertação de uma enorme quantidade de material radioactivo contaminando pessoas, animais e o meio ambiente duma vasta área da Europa. Ironicamente, a explosão ocorreu quando se faziam testes para melhorar a segurança dos habitantes em caso de acidente. A nuvem radioactiva atingiu a Europa Ocidental, a União Soviética, a Escandinávia e o Reino Unido. Para se perceber melhor as dimensões de tal catástrofe poderíamos dizer que a quantidade de contaminação libertada foi cerca de 400 vezes maior do que a de Hiroshima.

Alguns estudos afirmaram que esta explosão provocou a morte de cerca de 56 pessoas (47 trabalhadores e 9 crianças com problemas cancerígenos), mas estimam que ainda venham a morrer cerca de 4000 devido à radiação libertada por este acidente.

No que diz respeito às causas do acidente, existem neste momento duas teorias contraditórias mas igualmente apoiadas por grupos fortemente ligados à central nuclear, desde os projectistas dos reactores aos trabalhadores da central. A primeira atribuiu a culpa aos trabalhadores, enquanto que a outra, por oposição, atribuiu a culpa aos defeitos no projecto do reactor. Apesar de todas as divergentes opiniões acerca da verdadeira causa do acidente, uma coisa é quase incontestável, o reactor apresentava defeitos conhecidos que não estavam contidos na informação dada aos trabalhadores. Houve, sem dúvida, erro humano devido à falta de sinceridade durante o projecto, que provocou danos irremediáveis. A maior parte dos trabalhadores não era qualificada e por isso muitos dos sistemas de protecção do reactor foram desligados, o que era totalmente proibido.

Percebe-se as dimensões catastróficas de tal acontecimento, mas qual a sua relação com o ‘Mundo das mutações”? Bem, como já referido, a nuvem radioactiva que se libertou em Chernobyl teve implicações na vida das pessoas afectadas, sendo que entre essas implicações está o aparecimento de diversas e gravíssimas alterações genéticas. De facto, já muitos cientistas tentaram estabelecer uma relação entre radiação nuclear e alteração ao nível do DNA humano, sendo que alguns cientistas israelitas e ucranianos conseguiram chegar a conclusões importantes. Foram encontradas evidências de que radiações nucleares em pequenas doses poderiam provocar mudanças no DNA humano e ainda que essas alterações seriam transmitidas às gerações seguintes. Com o objectivo de comprovar estas evidências, foram feitas análises a crianças que nasceram depois da explosão nuclear de Chernobyl (e com pais que tiveram algum tipo de relação com a central nuclear), sendo que essas análises mostraram um grande aumento de mutações, que poderão ser de longa duração. Mesmo hoje em dia, passados tantos anos, esta catástrofe continua a condicionar a vida dos habitantes de Chernobyl, uma vez que foram muitas as crianças mutantes que nasceram depois da explosão, e o risco de mais casos é um risco real, o que traz aos habitantes receio de terem filhos. São também muitos os casos em que, como consequência da

, as crianças nascem sem membros superiores ou inferiores, ou sem ambos.

 

Os cancros, principalmente na tiróide,http://www.youtube.com/watch?v=f9B9qVDJDbg uma consequência real de Chernobyl (aproximadamente dois mil casos de cancro na tiróide), que juntamente com as mutações mencionadas tornam esta explosão uma das catástrofes com consequência mais graves para o ser Humano. Mas é importante dizer, que já muitos foram os esforços feitos para minimizar essas consequências – cientistas estudam formas de impedir a transmissão de mutações às gerações seguintes.

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:52


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Ana a 03.01.2016 às 20:29

Na verdade Chernobyl nao é uma cidade.. Prypiat é o nome da cidade que abrigada os trabalhadores de la...
Chernobyl é apenas o nome da usina!
Sem imagem de perfil

De Larissa da Silva a 09.09.2016 às 01:47

Sim e não! Chernobyl é uma cidade também, aliás a cidade que deu origem a usina. Fica aproximadamente 18km da usina e de Pripyat, cidade construída para abrigar trabalhadores da usina. Vmdl história!! <3 <3

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D


Pesquisar

  Pesquisar no Blog