Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Síndrome de Patau

por Grupo4, em 26.03.10

(Mutação mais frequente)


 

 

 

Esta Síndrome foi descoberta em 1960 por Klaus Patau, e é uma trissomia no cromossoma 13, ou seja, tem como principal causa a não disjunção dos cromossomas durante a Anáfase 1 da Meiose, originando gâmetas com 24.

cromatídeos. Neste caso, o gâmeta passa a possuir um par de cromossomas 13, isto significa dois cromossomas 13, que ao juntarem - se com o cromossoma 13 do gâmeta do parceiro forma um ovo com trissomia, sendo três cromossomas num único lugar.

A esperança média de vida de pessoas portadoras desta anomalia é bastante baixa, sendo o maior caso de sobrevivência, relatado até agora, de 10 anos de vida.

 

Quais as causas?

Não existem causas específicas para a ocorrência da Síndrome de Patau mas, como na maioria das trissomias está associada à idade avançada materna, os filhos de mulheres com idades superiores a 40 anos são mais propícios a ter esta anomalia, porque a partir desta idade as mulheres estão mais sujeitas à ocorrência da não disjunção dos cromossomas, originando assim a trissomia.

 

Quais os traços característicos da doença?

As pessoas que possuem este tipo de anomalia são facilmente “reconhecidas” porque tem características físicas muito específicas e frequentes nesta síndrome, sendo entre elas as mais comuns:

* Lábio e/ou Palato (céu da boca) fendido;

* Pescoço curto;

* Lábio leporino (abertura na região do lábio), acompanhado ou não de palato alto;

* Queixo pequeno;

* Orelhas dismórficas de implantação baixa e surdez aparente;

* Hemangiomas (pequenos tumores benignos) planos na cabeça;

* Distância intermamilar grande;

* Genitais externos com anomalias: nos rapazes, pénis encurvado e nas raparigas, vagina dupla;

* Mãos com hexadactilia (6 dedos), geralmente com o polegar e os dois últimos dedos sobrepostos aos outros; unhas estreitas;

* Pés também com hexadactilia e com região planar convexa (pés em cadeira de balanço);

* Prega de flexão palmar única.


Quais as doenças associadas?

As doenças vulgarmente associadas a esta trissomia são:

* Anomalias Cardíacas;

* Surdez;

* Polidactilia;

* Deficiência mental.

Para além destas doenças, na maioria dos casos, os mutantes do sexo feminino têm o útero bicorno (é uma má formação uterina em que existe uma membrana que divide o útero em dois lados) e os ovários hipoplásticos, e os do sexo masculino têm criptorquidia (quando não há a descida correcta dos testículos para o escroto).


Existe tratamento?

Para esta anomalia ainda não foi descoberta nenhuma cura viável mas, para diminuir o risco de vida e melhorar algumas anomalias, pode-se recorrer a intervenções cirúrgicas.

Para além das cirurgias que podem ser feitas para melhorar as condições de saúde dos recém-nascidos com trissomia 13, estes têm que ser logo acompanhados por uma equipa médica desde o seu nascimento. Visto que, as deficiências cardíacas são a causa principal de morte nesta doença, coloca-se um problema no que diz respeito à recuperação cirúrgica, que é, se esta será realmente bem conseguida, tendo em conta que, o prognóstico do quadro clínico é péssimo. Quanto aos pacientes que têm alta, necessitam mesmo assim de ser acompanhados no seu dia-a-dia por médicos e, os pais destes pacientes são previamente ensinados para estar preparados para conseguirem realizar determinadas tarefas que podem ser de importância vital para a sobrevivência do recém-nascido. Apesar de este acompanhamento que pode ser feito, a esperança média de vida das pessoas com este tipo de trissomia é muito baixo.


Podem ter uma vida sexual activa?

Visto que a taxa de sobrevivência de pessoas com esta mutação é muito baixa, não há casos conhecidos de mutantes possuidores desta anomalia com vida sexual activa, e este facto torna-se ainda mais provável porque a maioria dos indivíduos com trissomia 13 morrem após 6 meses de vida.


Quais as dificuldades/limitações?

Nesta trissomia, as maiores limitações estão associadas a problemas cardíacos, neurológicos e motores.

A maioria dos recém-nascidos (90%) não falam nem andam sem a ajuda de aparelhos especializados. Mas mesmo com este tipo de ajudas dos aparelhos e do desenvolvimento da medicina e da ciência, actualmente, a esperança média de vida destes recém-nascidos continua muito baixa (5%).


Qual o risco de um casal ter um filho com esta mutação?

Como em todas as trissomias, não há um risco específico para se ter um filho com síndrome de Patau, por isso, qualquer indivíduo com alterações genéticas ou não pode ter um filho com esta trissomia.

Apesar de não haver um risco específico, a probabilidade de um casal ter um filho com esta anomalia é maior quando a idade da mulher é <40 anos.


 

Casos verídicos:

* “Olá! Muito prazer meu nome e Patrícia sou mãe do João Pedro nasceu com Sindrome de Patau no dia 24/02/05.Tivemos vários problemas ele ficou internado na UFU em Uberlandia durante 2anos tivemos grandes milagres durante este tempo mais foi maravilhoso poder cuidar dele todo este tempo pois os médicos sempre me falavam que seu tempo era pouco aqui junto de mim foi muito difícil tive que abandonar meu outro filho minha casa para me dedicar somente a ele pois morávamos no hospital ele tinha traqueustomia e dependia de um respirador para sobreviver. Mais apesar de tanto sofrimento foi tudo de bom que aconteceu na minha vida, mais Deus no dia 11/03/07 o levou, uma criança linda e cheia de luz e hoje se eu sua mãe puder ajudar a alguém e o que mais quero e também saber mais sobre  outras pessoas  talvez possa aliviar o meu sofrimento.”

 

Patrícia

 

*“Eu tenho um filho com esta síndrome. Ele hoje esta completando 9 anos. Já passamos um perrengue com ele e as vezes ainda passo. Só que o meu filho não tem todas as caracteristicas da doença, ele tem baixo peso corporal, fenda palatina, queixo pequeno, orelha de implatação baixa, hemangiomas planos na cabeça, hernia inguinal, penis encurvado, ele nasceu com os dedos sobrepostos aos outros e unhas estreitas e um severo retardo mental. Mas a cada dia que passa ele melhora cada vez mais, ele tambem e muito nervoso, mas só toma remedio para dormir neoleptil 4%,ele gosta que agente cante a musica de abertura da novela da cor do pecado: esse corpo moreno cheiroso e gostoso que você tem, ele adora, só que ele é loirinho, não sei se os filhos de vocês são. Eu fiquei sabendo que todas as crianças com essa síndrome são louras será que é verdade. Eu conheci uma menina com essa síndrome no hospital Nossa Senhora do Loreto na Ilha do Governador no Rio de Janeiro, ela é de Santa Catarina ela também era lourinha e parecia que era irmã gemea do Daniel. Falei muito não é, é que quando eu começo a falar dele eu não paro. Eu também tenho mas dois filhos são normais, um tem 5 anos que completou no ultimo dia 06/08/2007;a mais nova tem 12 meses que faz um ano no dia 28/08/2007.e o Daniel faz 21/08/2007.Viu eu só tenho filho em Agosto e de 4 em 4 anos. Foi bom conversar com vocês. Já ia me esquecendo ele se alimenta normal come de tudo, e fala mamãe e vovó, e quando quer comer ele pede UMA e quando quer água ele coloca o dedinho na boca, quando estar arrumado quer logo sair e se agente demora ele puxa a gente pela mão para sair logo. Fico pensando como vai ser quando DEUS levar ele, eu li em alguns casos que as crianças morreram, só que eu não queria que esse dia chegasse eu não sei se vou aguentar.”

Gisela Rangel


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:37


12 comentários

Sem imagem de perfil

De Nathalia a 22.03.2013 às 02:09

Ola sou mãe do Lucas um nenezinho com patau tenho um blog contando nossa história, ele foi um presente de Deus na minha vida!

filhocompatau.blogspot.com.br
Sem imagem de perfil

De alice a 01.09.2013 às 02:04

eu tambem tive uma filha com sindrome de patau que faleceu aos 16 dias de vida eu sofrí muito eu pedí tanto pra deus curar ela
Sem imagem de perfil

De Dalila a 25.02.2014 às 18:35

Fique tranquila Alice pois sua bebê esta agora junto com a minha Lorena ao lado de Deus e tenho certeza foi melhor assim para que as duas não sofrecem tanto aqui na terra, Deus as levou para junto dele e sei que um dia as veremos novamente. Tenha forças para superar pois eu me apeguei a ele.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 13.04.2019 às 17:54

Olá
meu nome e Taise.eu estava gravida de uma menina..mais descobri que ela tinha malformacões.q era essa sundrome daí.mais no dia que eu senti as dores ela venho ao óbito na barriga..
mais Deus sabe de tudo ..foi melhor assim
Sem imagem de perfil

De Dalila a 25.02.2014 às 18:29

Olá meu nome é Dalila. Minha "Lorena" faleceu no dia 04/02/2014 com apenas 8 meses de gestação apesar dos médicos falarem que isso poderia acontecer foi dificil levar a gestação pois tive noticia dessa sindrome de patau aos 5 meses de gestação. Fico feliz pelos pais que continuam lutando pela sobrevivência de seus filhos são grandes guerreiros. A minha pequena Lorena que nem cheguei a conhecer saiba que mamãe te ama e que um dia estaremos juntas ai com Deus onde sei que foi melhor para você. TE AMO PARA SEMPRE EM MEU CORAÇÃO.
Sem imagem de perfil

De Adryele a 21.03.2014 às 00:59

Ola boa noite meu nome e Adryele tenho 23 anos. No ano de 2011 tive uma filha Yasmin, que veio a obito no mesmo dia em que veio ao mundo 01/10/2011 vinte e cinco minutos depois de nascida.Eu ainda me pergunto como foi q aconteceu e o porque, eu descobri a sindrome com 5 meses de gestaçao foi no mesmo dia que eu descobri que era menina, nossa me lembro como hj.Foi muito dificil para mim e ainda e ate hoje, pois tenho medo de engravidar e passar por td novamente. Eu tive nenem com 7 meses pois os medicos disseram que eu tinha que ter logo pois eu estava com centralizaçao fetal, foi parto normal.Quero muito ter um filho(a) mais ainda tenho medo.Minha filha tinha varias deformaçoes, cabeça, coraçao, pumao, labio leporino e fenda palatina.Ela era linda cabeluda e tinha o narizinho igual ao meu.Saudades de vc minha filha, mamae te ama muito.
Sem imagem de perfil

De Janice a 26.03.2014 às 01:18

Respondendo Gisele Rangel, meu afilhado é negro e também tem essa síndrome. Bj
Sem imagem de perfil

De Adriana a 15.04.2014 às 19:37

Meu nome é Adriana e tenho 41 anos. Em Maio de 2013 engravidei. No sexto mês descobri que o bebê tinha polidactilia nas mãos e que era uma menina. No oitavo mês, descobri que não era uma menina e sim um menino e que só aparecia o escroto, pois os testículos e pênis não tinham descido e foi visto também polidactilia nos pés. Foi quando me informaram que ele tinha uma síndrome e que eu só teria certeza o nome da síndrome quando ele nascesse. 15 dias depois desse exame ele nasceu, com 37 semanas e ao sair da minha barriga, todo roxinho, foi direto para UTI e por lá ficou durante 21 dias. No dia 20/02/14, Arthur faleceu. Ele fez o cariótipo e deu síndrome de patau. A parte ruim, além de perder meu filho, foi não poder segura-lo, não amamenta-lo e etc... Mas, sei que Deus fez o melhor para ele. Hoje, resta-me a saudade...
Sem imagem de perfil

De vanda a 09.03.2017 às 05:06

Eu perdi um bebê com síndrome de Patau. Ele nasceu prematuro. Eu estava com 34 semanas. Foi uma tristeza só para mim...uma dor que não tem nome. Tenho 44 anos agora e gostaria de saber se você engravidou depois de sua grande peerda.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.04.2018 às 04:55

Sou portador da Síndrome e estou vivo ! Logico se não seria meu fantasma haha!
Mas eu vim me superando desde criança. E meus pais sempre me trataram de uma forma que eu me sentisse normal mas sabia que não era.
E isso só me fez querer ser melhor a cada dia ser diferente é bom !
Te dá outra visão da vida!!!
Se eu nascesse normal talvez eu seria um babaca.
Mas ao contrário sou uma boa pessoal.
Não me vejo mas como o menino que era zombado, sim como o menino que não teve medo de encarar aos outros e a sí mesmo.
Agradeço por nasce assim.
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 01.04.2018 às 04:57

Pra completar nasci em 1998 e estou em 2018 vou fazer 20 anos bem saudável !
Paz a todos !!!
Sem imagem de perfil

De Anónimo a 09.08.2018 às 02:56

Olá tudo bem !Eu sou Neli Rezende eu tenho uma filha com o síndrome de Patau,hoje ela se encontra com 10 anos, uma menina muita linda .Ela não nasceu com todas as características da doença graças ao bom DEUS ,ela tem uma leve deficiência mental é uma criança muito esperta ,devido as dificuldades dela em aprendizagem e de encontrar profissional qualificado na educação, então fiz faculdade de pedagógica, foi através de curso tive uma noção como ajudar-lá e ajudei muito minha filha.Hoje ela se expressa melhor as palavras já entendo que ela fala e ela compreende bem tudo a sua volta . Me orgulho muito dela pois ela é muito determina em querer aprender.Sou uma mãe feliz por ser mãe de uma criança com síndrome de Patau. Não foi fácil tivemos nossos momentos difícil ,teve dia de achar que não teria ela mais ao meu lado ,mais vencemos e hoje somos felizes.A luta foi grande ,momentos de muitas lágrimas ,hoje faço acompanhamento com todos os especialistas Pediátricos em função do síndrome dela .A melhor vitoria é quando aceitamos eles com todo amor e carinho não tem barreiras que destrói este amor sublime.

Comentar post



Arquivo

  1. 2013
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2012
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2011
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2010
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D


Pesquisar

  Pesquisar no Blog